Para refletir!

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". Mahatma Gandhi

UM PRESENTE DE NATAL QUE JAMAIS ESQUECEREI

Pensamento: “Melhor do que todos os presentes por baixo da árvore de natal é a presença de uma família feliz.” (Desconhecido)

Mensagem: UM PRESENTE DE NATAL QUE JAMAIS ESQUECEREI

Daniel entrou na minha vida há vinte anos, encostado à ombreira da porta da sala 202, onde eu dava aulas ao quinto ano. Usava sapatos de borracha três vezes maiores do que os seus pés e calça xadrez rasgadas nos joelhos.
Ele fez esta entrada banal na escola de uma aldeia bizarra, ao lado de um lago, conhecida pelo dinheiro antigo, pelas casas coloniais brancas e pelas caixas de correio de latão.
Disse-nos que a última escola que frequentou ficava situada num condado vizinho.
— Colhíamos frutas — disse ele, sem rodeios.
Suspeitava de que este rapaz sorridente, amistoso e mal vestido, vindo de uma família de imigrantes, foi atirado para uma jaula de leões do quinto ano, que nunca tinham visto calças rasgadas. Se ele reparou nos risinhos, nada revelou. Não foi rude nem agressivo.
As vinte e cinco crianças do quinto ano olharam para Daniel com desconfiança até o jogo de bola dessa tarde.
Ele deu então a primeira tacada na bola. Isso mereceu-lhe um pouco de respeito no vestiário dos críticos da sala 202.
A seguir foi a vez de Charles. Charles era a criança menos atlética, a mais pesada de todo o quinto ano. Depois do segundo golpe do batedor, no meio de olhos revirados e dos gemidos da turma, Daniel aproximou-se e falou calmamente para as costas arqueadas de Charles.
— Esquece os outros. Tu és capaz.
Charles animou-se, sorriu, endireitou-se e atacou sem demora. Mas, nesse preciso momento, desafiando a ordem social daquela selva onde entrou, Daniel começou a mudar as coisas — e também a mudar-nos.
No fim do Outono, todos tínhamos caminhado na sua direção. Dava-nos todo o tipo de lições. Como atrair um peru selvagem. Como saber se a fruta está madura antes da primeira dentada. Como tratar os outros, mesmo Charles. Principalmente Charles. Nunca usava os nossos nomes, chamava-me de Menina e aos alunos de rapazes.
No dia anterior às férias do Natal, os alunos traziam sempre presentes à professora. Era um ritual ao abrir todas as caixas, observar o perfume caro, o lenço de seda ou a carteira de couro, e agradecer à cada criança.
Nessa tarde, Daniel aproximou-se da minha mesa e cochichou-me ao ouvido:
— As caixas para a mudança chegaram ontem à noite. Partimos amanhã.
Disse ele, sem emoção.
Quando ouvi a notícia, os meus olhos encheram-se de lágrimas.
Ele quebrou o silêncio constrangedor, falando-me da mudança. Então, quando me recompus, ele tirou uma pedra cinzenta do bolso. Delicadamente e com gestos decididos, colocou-a suavemente na mesa.
Pressenti que aquilo era algo de extraordinário, mas a minha prática com perfumes e sedas deixara-me lamentavelmente desprevenida para responder.
— É para você Menina — disse ele, fixando os olhos nos meus. — Deixei-a brilhando.
Nunca me esqueci dessa manhã.
Passaram anos. Todos os Natais, a minha filha pede que lhe conte esta história. Começa sempre depois que ela pega a pequena pedra polida que está na minha mesa. Em seguida, aninha-se no meu colo e eu começo. As primeiras palavras da história nunca variam.
— A última vez que vi o Daniel, ele deu-me esta pedra como presente e falou-me das caixas. Isso foi há muito tempo, antes de você nascer.
— Agora Daniel já é um homem.
Juntas, imaginamos onde estará e o que andará a fazer.
— Aposto que é boa pessoa — Diz a minha filha.
Depois acrescenta:
— Conta-me o fim da história.
Sei o que ela quer ouvir: a lição de amor e carinho aprendida por uma professora com um rapaz sem nada — e com tudo — para dar.
Um rapaz que vivia no meio de caixas.
Então seguro a pedra, recordando e digo suavemente:
— Olá, rapaz — Esta é a Menina.
Espero que já não precises das caixas. E feliz Natal, onde quer que estejas.

Autor Linda DeMers Hummel
Programa exibido em 24/12/10!

Nenhum comentário: