Para refletir!

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". Mahatma Gandhi

A ÁRVORE GENEROSA

Pensamento: “Mude... mas, comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.” (Clarice Lispector)

Mensagem: A ÁRVORE GENEROSA

Era uma vez uma Árvore que amava um Menino e todos os dias, o Menino vinha e juntava suas folhas e com elas fazia coroas de rei. O menino brincava com a Árvore de rei da floresta.
Subia em seu grosso tronco, balançava-se em seus galhos e comia seus frutos. E quando ficava cansado, o Menino repousava à sua sombra fresquinha. Ele amava a Árvore profundamente. E a Árvore era feliz! Mas o tempo passou e o Menino cresceu! Um dia, o Menino veio e a Árvore disse:
- Menino venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos, repousar à minha sombra e ser feliz!
- Estou grande demais para brincar – O Menino respondeu – Quero comprar muitas coisas. Você tem algum dinheiro que possa me oferecer?
- Sinto muito – Disse a Árvore – Eu não tenho dinheiro. Mas leve os frutos, Menino. Vá vendê-los na cidade,
então terá o dinheiro e você será feliz!
Assim o Menino subiu pelo tronco, colheu os frutos e levou-os embora. E a Árvore ficou feliz!
Mas o Menino sumiu por muito tempo... E a Árvore ficou tristonha outra vez.
Um dia, o Menino veio e a Árvore estremeceu tamanha a sua alegria, e disse:
- Venha, Menino, venha subir no meu tronco, balançar-se nos meus galhos e ser feliz.
- Estou muito ocupado pra subir em Árvores – Disse o menino – Eu quero uma esposa, eu quero ter filhos, pra isso é preciso que eu tenha uma casa. Você tem uma casa pra me oferecer?
- Eu não tenho casa - A Árvore disse – Mas corte meus galhos, faça a sua casa e seja feliz.
O Menino depressa cortou os galhos da Árvore e levou-os embora pra fazer uma casa. E a Árvore ficou feliz!
O Menino ficou longe por um longo, longo tempo, e no dia que voltou, a Árvore ficou alegre, de uma alegria tamanha que mal podia falar.
- Venha, venha, meu Menino – Sussurrou a Árvore – Venha brincar!
- Estou velho para brincar – Disse o Menino – E estou também muito triste. Eu quero um barco ligeiro que me leve pra bem longe. Você tem algum barquinho que possa me oferecer?
- Corte meu tronco e faça seu barco - A Árvore disse – Viaje pra longe e seja feliz!
O Menino cortou o tronco, fez um barco e viajou. E a Árvore ficou feliz, mas não muito!
Muito tempo depois, o Menino voltou.
- Desculpe meu Menino - A Árvore disse - Não tenho mais nada pra te oferecer. Os frutos já se foram.
- Meus dentes são fracos demais pra frutos – Falou o Menino.
- Já se foram os meus galhos para você balançar – A Árvore disse.
- Já não tenho idade pra me balançar - Falou o menino.
- Não tenho mais tronco pra você subir - A Árvore disse.
- Estou muito cansado e já não sei subir - Falou o Menino.
- Eu bem que gostaria de ter qualquer coisa pra lhe oferecer - Suspirou a Árvore - Mas nada me resta e eu sou apenas um toco sem graça. Desculpe...
- Já não quero muita coisa. Só um lugar sossegado onde possa me sentar, pois estou muito cansado.
Disse o Menino.
- Pois bem - Respondeu a Árvore, enchendo-se de alegria - Eu sou apenas um toco, mas um toco é muito útil pra sentar e descansar. Venha meu Menino, depressa, sente-se em mim e descanse.
Foi o que o Menino fez. E a Árvore ficou feliz!

A AMIZADE É UM SENTIMENTO QUE SE LEVA PARA SEMPRE...

Do original de Shel Silvertein, Adaptado por Fernando Sabino
Ouça na íntegra o Programa exibido em 03/03/11!

Nenhum comentário: