Para refletir!

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". Mahatma Gandhi

O ELEFANTE E A ESTACA

Pensamento: “Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.” Madre Teresa de Calcutá

Mensagem: O ELEFANTE E A ESTACA

Quando eu era pequeno adorava o circo e, por isso mesmo, nunca perdia uma única ida deste fantástico mundo á minha cidade.
Uma das coisas que, desde muito pequeno me intrigou foi que, os elefantes, enormes, estavam sempre presos por uma pata a uma pequena e insignificante estaca de madeira.
Claramente, o elefante poderia, em qualquer altura que quisesse, puxar a estaca com toda a facilidade e fugir dali para fora; no entanto, não o fazia. Por quê?
Finalmente, numa das minhas muitas idas ao circo, recebi a resposta de um dos tratadores.
O elefante era levado para o circo ainda bebê, e preso com uma estaca pequena de madeira.
Ora, nessa altura o elefante não tinha muita força, e as suas tentativas iniciais de puxar a estaca e fugir eram sempre em vão; assim sendo, a certa altura o elefante deixava de puxar: Desistia. E desistia de tal modo que, passado anos, quando já era enorme e forte, continuava convencido de que a estaca que o prendia era mais forte e que ele nem sequer se dignava a tentar outra vez, não fazendo sequer ideia da surpresa que teria se tentasse uma vez mais.

Quantas estacas haverá na nossa vida e na nossa sociedade que ilusoriamente nos prendem, porque simplesmente, a certa altura, deixamos de tentar?
E que surpresas não teríamos se um dia, decidíssemos tentar só mais uma vez?
Muitas vezes não vemos a força que temos.
Ficamos admirados sempre que vemos que somos mais fortes do que o julgamos.
Mas o meu espanto entra aí:
Quando reparamos que somos mais fortes, porque é que não tentamos sempre retirar essas estacas?
E porque que cada vez que retiramos ficamos sempre tão admirados?
É... Achamo-nos muito espertos e senhores dos nossos narizes, mas no fundo não passamos de pequenos ou grandes e ingênuos elefantes do circo.

Programa exibido em 16/03/11!

Nenhum comentário: