Para refletir!

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". Mahatma Gandhi

A VIOLETA

Pensamento: "A obediência é a chave de todas as portas." George MacDonald
 
Mensagem: A VIOLETA

Em uma casa muito grande, cercada de imenso jardim colorido, onde o clima permite que as flores se abram durante todo o ano, tem-se a impressão de uma orquestra executando a canção da Primavera. Desse jardim maravilhoso é o encanto dos felizes moradores da casa, principalmente das crianças, que fazem dele um parque de diversões; brincam, correm, jogam bola no gramado, andam de bicicleta e carrinho. Contudo, não são apenas esses os moradores do grande jardim. Há também as flores, os insetos, que trabalham e brincam em silêncio, porque só entre eles se entendem. Porem, eles falam e vivem como nós. Vamos entrar no jardim e ficar bem escondidos para não assustá-los e, assim poderemos ouvir o que dizem e ver o que fazem. Estamos no fim da tarde, num dos caminhos do jardim. O sol já se vai escondendo de mansinho, enquanto as flores e as árvores se preparam para receber a noite e o repouso. Bandos de andorinhas voam em direção aos seus ninhos. Os pássaros se abrigam nos galhos das árvores. Tudo parece em movimento. Somente as crianças continuam brincando sem perceber o que se passa no jardim, quando a rosa vermelha diz :
- Ah! Que linda tarde! Não é mesmo queridas amigas?
- Realmente! - Responderam as flores vizinhas. –Vamos Ter uma noite linda.
A rosa vermelha suspira: - "Que pena! a noite vem me obrigar a dormir. Gosto tanto da luz do dia, porque ela faz com que todos me admirem!"
- Minha prima você é sem duvida mito bonita, mas isso não é motivo para tanta vaidade - Falou a rosa branca.
- Ora, rosa branca, você então não sabe que nós, as rosas vermelhas, somos as flores mais procuradas e admiradas. Somos nós que enfeitamos as casas! E é o nosso perfume o mais gostoso! Todas as outras flores desaparecem diante de nossa beleza.
- Protesto - Exclama uma linda Orquídea - Eu não sou isso que você disse. Apenas me utilizo das plantas maiores para ficar mais alta e poder receber a luz do sol. Não prejudico a ninguém. – Não seja vaidosa prima! - Fala a rosa branca novamente - Lembre-se que Deus nos criou de acordo com sua sabedoria e não devemos brigar por causa disso. Somos todas irmãs e todos gostam de nós.
- Rosa branca tem razão - Diz o grande cravo amarelo! - Devemos viver em harmonia! Vejam a violeta, por exemplo! É a flor que há em maior quantidade neste jardim e, entretanto a ninguém incomodam, todos a respeitam e estimam porque nunca se vangloriou apesar de ser muito apreciada.
- O senhor está defendendo essa florzinha insignificante que vive ai, metida nessas folhas e sem mostrar-nos suas pétalas tão pequenas! Imagine quem vai gostar de uma flor roxa?
- Senhora Rosa Vermelha , por favor! - Exclamou o Cravo Amarelo - Se defendo a violeta é porque a estimo, garanto que todos fariam isso também.
- "Sim, sim! - Dizem todas - Nós também a defenderemos."
- "Obrigada, amigas, obrigada" - Agradece a violeta comovida.
- Olhem só! - Diz a Rosa Vermelha - Essa violetazinha que vive escondida pare que ninguém veja sua feiúra, quer se fazer agora de boazinha. Enquanto o nosso perfume e beleza se espalham pelos ares, a violetazinha sem perfume nem sequer se mostra, é mesmo sem graça!
- Engana-se minha cara! - Fala a Rosa Branca - Violeta tem um perfume muito mais delicado que o nosso, e é muito bela, apesar de pequenina. É a flor que demonstra maior sentimento, mais sinceridade quando é dada a alguém, porque é simples e humilde.
- Ora, como ousas falar assim comigo?!
Nisso, a Rosa Vermelha interrompe-se e todos se calam porque duas crianças se aproximam e uma diz: - Oh! Que bela Rosa Vermelha! - Exclama uma delas, e estende o braço para segurá-la. Logo porem o tira, com um grito de dor. –Tão linda e tão má, maninho, machucou meu dedo! - Mostrando o dedinho picado e saindo sangue.
- As Rosas são assim mesmo maninha - diz o menino - Eu prefiro as violetas. Veja quantas!
Estas são lindas e não machucam ninguém.
E colhendo um raminho de florzinhas, deu-as a irmã, e os dois afastaram-se sorrindo.
- Viu minha prima? Falou a Rosa Branca - A Humildade da violeta a fez mais apreciada.
A Rosa Vermelha reconheceu seu erro e desculpou-se com as amigas que sorriram, compreendendo que todos nós temos rosas e violetas no coração.

Autor desconhecido

Programa exibido em 30/06/11!

Nenhum comentário: