Para refletir!

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". Mahatma Gandhi

Nem tanto assim

Pensamento: “Ser profundamente amado por alguém nos dá força. Amar alguém profundamente nos dá coragem.” Lao-Tsé
Mensagem: Nem tanto assim
Era uma vez um pinheiro, um lindo pinheiro de pinhas chochas e tronco liso, igual a milhões de outros.
Pois este pinheiro quis passar a chamar-se João.
- Sou o João Pinheiro - avisou ele.
Os colegas do pinhal riram-se e, para tirar um sarro, começaram a tratá-lo por doutor - Doutor João Pinheiro -, o que ele tomou muito a sério.
A história, dizem, foi comentada por mais árvores, e uma velha nogueira, de ramos a pender sobre um casarão em ruínas, acordou, um dia, com vontade de se chamar Madalena.
- Dona Madalena Nogueira é como quero que vocês passam a me chamar - exigiu ela.
Logo um carvalho, que nunca foi outra coisa, quis, daí em diante, ser tratado por Manuel de Sousa Carvalho. Professor Doutor Manuel de Sousa Carvalho, com todas as letras e respeito.
- Se ele é professor, então eu não sou nada? - revoltou-se um salgueiro, à beira do rio.
E, dada a sua proximidade da água, fez constar que só responderia pelo nome de Almirante Filipe de Freitas Melo e Salgueiro, com muita honra, ora pois!
Um vendaval de maluquice agitou o arvoredo. Árvores e arbustos, antes tão pacatos, tão alheios a vaidades, exibiam, agora, cartões-de-visita, como se fossem gente. E gente ilustre!
Até que se passaram por lá uns lenhadores com serras mecânicas e tratores, daqueles que arrancam tudo, arrasam tudo, revolvem tudo...
O primeiro a sofrer o embate foi o Doutor João Pinheiro, tonto pinheirinho que nem chegou ao Natal. E os mais, em seguida. Tudo a eito.
Escapou apenas o carvalho, atendendo à idade e ao volume da copa. À sua volta, depois do assalto dos tratores, só desmanchados torrões a monte, na planície a perder a vista.
- Mudou tudo - reconsiderou, melancolicamente, o velho carvalho, esquecido já dos títulos universitários.
Nem tanto assim...
Calculem que o terreno, onde coube a nossa história, abriga agora, um campo de golfe.
Pelo lindo campo passeiam uns senhores e umas senhoras, que dão umas tacadas muito ponderadas numas bolas e as bolas saltam, fogem, correm, à procura de uns buracos numerados, um, dois, três, quatro e por aí fora. Parece que só assim é que estas bolas aprendem a contar.
As senhoras e os senhores, nos intervalos do jogo, descansam à sombra da árvore centenária e, nessas ocasiões, o carvalho ouve as conversas e fica conhecendo os nomes dos ilustres jogadores.
É o Doutor João Pinheiro, o Almirante Salgueiro e até um professor Doutor Sousa Carvalho por lá anda. Já para não falar do Capitão Loureiro, do Arquiteto Castanheiro, do engenheiro Madeira de Oliveira e de outros mais.
Com tudo isto, o velho carvalho anda muito admirado.
 
Autor Antonio Torrado
Programa exibido em 02/08/11!

Nenhum comentário: