Para refletir!

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". Mahatma Gandhi

Papa ao consagrados


"Conjugar vida espiritual e missão"

“A vida consagrada é uma imitação radical de Jesus, e o estilo de quem escolhe este caminho deve se inspirar nos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência, sem deixar de lado a missão, outro aspecto da vida consagrada”.
Foi o que disse o Papa Bento XVI na tarde de ontem, ao encontrar-se com consagrados e consagradas presentes em Roma, por ocasião da Festa da Apresentação do Senhor e do XIII Dia Mundial da Vida Consagrada. Neste Ano Paulino, Bento XVI convidou os religiosos a seguirem o exemplo de São Paulo, conjugando ‘vida espiritual e ação missionária’.
“Na vida de pobreza, São Paulo vê a garantia de um anúncio do Evangelho realizado em total gratuidade, enquanto expressa, ao mesmo tempo, a solidariedade concreta para com os irmãos necessitados. Por outro lado, acolhendo a chamada de Deus à castidade, Paulo deu o coração ao Senhor, sem divisões, para poder servir os irmãos com ainda maior liberdade e dedicação. Quanto à obediência, “basta notar que foi sempre o cumprimento da vontade de Deus que animou, plasmou e consumiu a sua existência, como sacrifício agradável a Deus.O papa proferiu sua reflexão após a missa presidida pelo Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal Franc Rodé, na Basílica de São Pedro.
Bento XVI recordou a recente Instrução sobre o “Serviço da autoridade e a obediência”, que convida a exercer a obediência e a autoridade no interior dos institutos religiosos em nome da fé e não como simples execução de regras. Exortou os consagrados a praticar fielmente a 'lectio divina' e a realizar seu serviço apostólico na Igreja e com a Igreja, no espírito de comunhão, sem reservas, fazendo dom dos próprios carismas e testemunhando antes de tudo o maior carisma, que é a caridade.
O papa destacou Paulo Apóstolo como modelo de consagrado, chamado à dedicação incondicional a Jesus e seu Evangelho.
Segundo as últimas estatísticas do Vaticano, que se refere a 2006, existem no mundo 945.210 religiosos.

Fonte:
www.catolicanet.com (03/02/2009)

Nenhum comentário: