Para refletir!

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". Mahatma Gandhi

MENINOS DE TODAS AS CORES

Pensamento: "A vida tem a cor que a gente pinta."

Mensagem: MENINOS DE TODAS AS CORES

Era uma vez um menino branco chamado Miguel, que vivia numa terra de meninos brancos e dizia: - É bom ser branco porque é branco o açúcar, tão doce, porque é branco o leite, tão saboroso, porque é branca a neve, tão linda.
Mas certo dia o menino partiu numa grande viagem e chegou a uma terra onde todos os meninos eram amarelos. Arranjou uma amiga chamada Flor de Lótus, que, como todos os meninos amarelos, dizia: - É bom ser amarelo porque é amarelo o Sol, é amarelo o girassol e também a areia da praia.
O menino branco meteu-se num barco para continuar a sua viagem e parou numa terra onde todos os meninos são pretos. Fez-se amigo de um pequeno caçador chamado Lumumba que, como os outros meninos pretos, dizia: - É bom ser preto como a noite, preto como as azeitonas e preto como as estradas que nos levam para toda a parte.
O menino branco entrou depois num avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos.
Escolheu para brincar entre os índios um menino chamado Pena de Águia. E o menino vermelho dizia: - É bom ser vermelho da cor das fogueiras, da cor das cerejas e da cor do sangue bem encarnado.
O menino branco foi correndo mundo até uma terra onde todos os meninos são castanhos. Aí fazia corridas de camelo com um menino chamado Ali-Babá, que dizia:
- É bom ser castanho como a terra do chão, os troncos das árvores e tão bom ser castanho como um chocolate.
Quando o menino voltou à sua terra de meninos brancos, dizia: - É bom ser branco como o açúcar, amarelo como o Sol, preto como as estradas, vermelho como as fogueiras e castanho como a cor do chocolate.
Enquanto, na escola, os meninos brancos pintavam em folhas brancas desenhos de meninos brancos, ele fazia grandes rodas com meninos sorridentes de todas as cores.

Autor: Luísa Ducla Soares
Programa exibido em 28/05/10!

Nenhum comentário: