Para refletir!

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". Mahatma Gandhi

Laços de Ternura

Pensamento: "Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família." Benjamim Franklin
Mensagem: Laços de Ternura
Eles já gritaram com você e te colocaram de castigo. E lhe proibiram telefonemas, som e computador. Também já brigaram com você para tomar banho, arrumar o quarto e fazer as tarefas escolares. Já lhe fizeram comer ervilhas, quiabo e jiló, quando você preferia batatas fritas, refrigerante e bolo de chocolate. Já desligaram a televisão no último capítulo do filme, o videogame quando o recorde estava para ser batido. Eles também já opinaram sobre seu presente e seu futuro, questionando algumas de suas amizades e sugerindo opções de carreira para sua vida profissional. E por conta de tudo isso você já lhes respondeu em alto e bom tom de voz. Talvez até já os tenha ferido com xingamentos e gestos obscenos. Você já bateu com a porta na cara deles, já fez greve de fome e de silêncio, já prometeu fugir de casa, depois sair de casa e depois sair da vida deles. Já lhes disse não querer e não precisar de opinião, pois você sabe o que deseja e faz. Já os chamou de caretas, ultrapassados, antiquados, atrasados, fracos.
E por inúmeras vezes proferiu a frase: “Vocês não me entendem mesmo!”.
Daí um dia você desperta e percebe que bom sono e boa alimentação fizeram de você uma pessoa mais saudável. Que disciplina e estudo contribuíram com seu desenvolvimento. E que alguns de seus amigos não eram tão amigos assim... Descobre que idealismo demanda muito esforço e ação para se tornar realidade. E que a experiência é como uma lanterna que desfere um facho de luz que, vindo de trás, ilumina o caminho que se tem adiante.
Neste dia, você descobre que amadureceu. E começa a entender que eles não eram caretas, mas comedidos; não eram antiquados, mas experientes; não eram fracos, mas precavidos.
E começa a enxergar que eles já pegaram você no colo quando chorou. E que já lhe estenderam a mão para atravessar a rua para ir à escola. Percebe que não lhe faltaram roupas para acalentar o frio, ervilhas e também batatas fritas para lhe saciar a fome, medicamentos para lhe proporcionar a cura, livros e cadernos para lhe promover o conhecimento. E carinho, afeto e afago para lhe nutrir de virtudes, moldar-lhe o caráter, ungir-lhe de compaixão.
Talvez você se dê por conta disso tudo no dia em que for deixar de conviver sob o mesmo teto, seja em função de estudos, de uma oportunidade profissional ou simplesmente porque vai se casar. Talvez você nunca se dê por conta disso tudo... Mas espero apenas que você possa refletir a este respeito. E que possa fazê-lo enquanto ainda houver tempo para ao menos agradecer a eles, pessoalmente. A eles, seus pais.
Autor desconhecido
Programa exibido em 18/08/11!

Nenhum comentário: