Para refletir!

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". Mahatma Gandhi

Ensinar e aprender

A família da professora Bonnie estava reunida para um jantar quando surgiu a discussão sobre as celebridades que ganham uma montanha de dinheiro.
Ela lembrou algumas figuras dos esportes , do cinema...
E percebeu que os critérios principais para receber mega-salários pareciam ser determinados por quanto as audiências pagam para assistir.
E então pensou : Porque havia escolhido o ensino como uma carreira? Uma vez que despendia muitas noites e finais de semana planejando as aulas ? Deixando os filhos sozinhos ?
No mesmo instante fez uma viagem no tempo e recordou os olhinhos atentos dos alunos que esperavam ansiosamente para ouvir historinhas infantis , para aprender a desenhar cada letra...
Puxa! Bons tempos aqueles .
Bonnie era de fato , uma pessoa realizada , apesar de todas as dificuldades...
A sobremesa foi servida, e todos continuavam a discussão sobre altíssimos salários, quando o telefone tocou.
O marido entregou o telefone, dizendo, - Estão procurando pela professora Bonnie Block .
E recomeçou a comer sua sobremesa favorita.
- Alô! Aqui é Bonnie Block. Ela disse, debatendo consigo mesma se deveria ter atendido ao telefone durante o jantar com a família.
- É a professora Bonnie Block que dava aulas no primário?
Uma sensação nervosa tomou conta de Bonnie, e de novo sua mente trouxe rápidas memórias daqueles dias de há muito tempo.
- Sim! Ela exclamou.
- Eu sou Danielle, Danielle Russ. Eu fui sua aluna!
Lágrimas de surpresa e de alegria rolaram pelo rosto de Bonnie.
-Sim, eu me lembro. Uma doce e maravilhosa criança!
- Bem, - Ela continuou - eu estou me formando na faculdade este ano, e eu tenho tentado encontra-la. Gostaria que soubesse a diferença que você fez em minha vida.
E a ex aluna prosseguiu contando em detalhes de como a professora Bonnie havia sido importante com suas orientações carinhosas.
- Só queria que soubesse que você, me ensinou, incentivou e encorajou por todo o caminho - completou.
Mais uma lágrima rolou pelo rosto da professora – Ela não precisava de “uma montanha de dinheiro” – Bonnie já sentia a sensação de dever cumprido !
Afinal ... ensinar, orientar e incentivar era sua missão !

Bonnie Block
Ouça na íntegra o Programa exibido em 04/02/10!

Um comentário:

Anônimo disse...

O texto é lindo e retrata de maneira simples e encantadora a verdadeira "montanha" pela qual os professores "lutam" diariamente, pois fazer a diferença na vida de alguém é o maior reconhecimento para o professor. Quem escolhe a Educação como projeto de vida e se sente realizado tem a alegria de experimentar o AMOR DE DEUS concretamente.
Patrícia